segunda-feira, 8 de outubro de 2007

As cores no processo gráfico Digital

CONCEITOS

Policromia: Processo de impressão que utiliza as quatro cores da escala de impressão:ciano, magenta, amarelo e preto. Possibilita maior fidelidade cromática com o original.

Cor primária: Cor pura, que não resulta de nenhuma mistura de outras cores.

Cor especial: Diz-se de qualquer tinta com cor ou matiz diferente das cores de seleçãopara policromia. São geralmente especificadas através de escalas especiais de fabricantes de tintasou da escala universal Pantone. Em softwares gráficos, são chamadas spot colors.

Escala de cores: 1. Tabela impressa contendo diversas combinações de tonalidades decores, podendo se referir a tintas, papéis, ou outros materiais utilizados por um designer. 2. Em artes gráficas, as provas do conjunto de cores a ser utilizado em uma impressão, demonstrandoo exato tom e a ordem em que devem ser impressas. Orienta o impressor no controle da impressão decada cor, visando atingir um bom resultado final.

Escala Pantone de cores: Marca registrada de um sistema largamente usado naidentificação de cores para impressão. Existem escalas adequadas tanto para uso de cores especiais(spot colors) como no caso de separação de cores (process color)

FORMAÇÃO DAS CORES

A cor é uma sensação que a luz exerce sobre nossos olhos quando um objeto ou região são iluminados. Na física, a luz nada mais é do que radiação e possui comprimento de ondas diferentes. E as cores são geradas pela mistura dos comprimentos das ondas. Acredita-se que os olhos são sensibilizados por essas ondas e, especialmente, reagem aos comprimentos das ondas do azul, verde e vermelho. Essas cores são a base para todas as outras existentes na natureza. Por isso são conhecidas como cores primárias.Processo aditivo de cores:Três cores visíveis no espectro solar são consideradas as cores básicas: vermelho, verde e azul.O processo aditivo é quando a cor gerada através da luz mistura os comprimentos das ondas que irradiam o vermelho, o verde e o azul. Quando uma cor é adicionada a outra em sua carga máxima de luz, o resultado é branco. Processo subtrativo de cores:No processo subtrativo, a cor é determinada pelos pigmentos. O processo subtrativo é o inverso do processo aditivo. As cores, no processo subtrativo, não são determinadas pelas diferentes emissões de ondas de luz, e sim pela absorção e subtração das cores da luz branca. Isto que dizer que quando a luz branca é direcionada a um objeto, parte desse objeto absorve luz. A parte da luz que não é absorvida é refletida .A partir do processo subtrativo, criou-se o sistema CMYK, usado pelas gráficas, pelas empresas de fotolito, pelas impressoras de nossos computadores. Técnicamente falando, o CMYK é conhecido como processo de impressão em quatro cores. Como este é o processo mais utilizado, a partir de agora, tudo o que você vai ler sobre cores no processo de impressão e artes gráficas será no processo subtrativo de cor.

Nenhum comentário: