segunda-feira, 6 de agosto de 2007

TÉCNICAS VISUAIS: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

O conteúdo e a forma são os componentes básicos, irredutíveis de todos os meios. O conteúdo é fundamentalmente o que está sendo direta e indiretamente expresso; é o caráter da informação, a mensagem.
Na comunicação visual, porém, o conteúdo nunca está dissociado da forma. Uma mensagem é composta tendo em vista um objetivo: contar, expressar, explicar, dirigir, inspirar, afetar. Para se atingir esse objetivo, fazemos escolhas de formatos das mensagens através das quais se pretende reforçar e intensificar as intenções expressivas, para que se possa deter o controle máximo das respostas. A composição é o meio interpretativo de controlar a reinterpretação de uma mensagem visual por parte de quem a recebe. O significado se encontra tanto no olho do observador quanto no talento do criador.

A mensagem e o método
A mensagem e o método de expressá-la dependem grandemente da compreensão e da capacidade de usar técnicas visuais, instrumentos da composição visual. Dominadas pelo contraste, as técnicas de expressão visual são os meios essenciais de que se dispõe para testar as opções disponíveis para a expressão de uma idéia em termos compositivos. Trata-se de um processo de experimentação e opção seletiva que tem por objetivo encontrar a melhor solução possível para expressar o conteúdo. A percepção, a capacidade de organizar a informação visual que se percebe, depende de processos naturais, das necessidades e propensões do sistema nervoso humano. O input visual é fortemente afetado pelo tipo de necessidade que motiva a investigação visual, e também pelo estado mental ou humor do sujeito. Vemos aquilo que precisamos ver.
Pensar, observar, entender, e tantas outras qualidades da inteligência estão associadas à compreensão visual. Mas o pensamento visual não é um sistema retardado; a informação é transmitida diretamente. A força a maior da linguagem visual está em seu caráter imediato, em sua evidência espontânea. Em termos visuais, nossa percepção do conteúdo e da forma é simultânea. É preciso lidar com ambos como uma força única que transmite informação da mesma maneira. Quando adequadamente desenvolvida e composta, uma mensagem visual visual vai diretamente a nosso cérebro, para ser compreendida sem decodificação, tradução ou atraso conscientes. O que você vê, você vê!

Inteligência Visual Aplicada
Qualquer aventura visual, por mais simples, básica ou despretensiosa, implica a criação de algo que ali não estava antes, e em tornar palpável o que ainda não existe. O planejamento cuidadoso, a indagação intelectual e o conhecimento técnico são necessários no design e no pré-planejamento visual. Através se suas estratégias compositivas, deve-se procurar soluções para os problemas de beleza e funcionalidade, de equilíbrio e do reforço mútuo entre forma e conteúdo. O significado visual, tal como é transmitido pela composição, pela manipulação dos elementos e pelas técnicas visuais, implica uma enorme somatória de fatores e forças específicas. A técnica fundamental é, sem dúvida, o contraste: é a força que torna as estratégias compositivas mais visíveis.
O significado, porém, emerge das ações psicofisiológicas dos estímulos exteriores sobre o organismo humano: a tendência a organizar todas as pistas visuais em formas o mais simples possível; a associação automática das pistas visuais que possuem semelhanças identificáveis; a incontornável necessidade de equilíbrio; a associação compulsiva de unidades visuais nascidas da proximidade; e o favorecimento, em qualquer campo visual, da esquerda sobre a direita; e do ângulo inferior sobre o superior. Todos esses fatores regem a percepção visual, e o reconhecimento de como operam pode fortalecer ou negar o uso da técnica. Em sua manifestação visual, a forma compõe-se dos elementos, do caráter e da disposição dos mesmos, e da energia que provocam no observador. A escolha de quais elementos básicos serão utilizados num determinado design, e de que modo isso será feito, tem a ver tanto com a forma quanto com a direção da energia liberada pela forma que resulta no conteúdo. O objetivo analisado e declarado do compositor visual, seja informativo seja funcional, ou aind ambos os tipos, serve de critério para orientar a busca da forma que será assumida por uma manifestação visual.

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO VISUAL
As técnicas visuais oferecem ao designer uma grande variedade de meios para a expressão visual do conteúdo. Existem como polaridades de um continuum, ou como abordagens desiguais e antagônicas do significado.
As técnicas visuais não devem ser pensadas em termos de opções mutuamente excludentes para a construção ou análise de tudo aquilo que vemos. As técnicas visuais são combináveis e interatuantes em sua utilização compositiva.
Seria impossível enumerar todas as técnicas disponíveis, ou, se o fizéssemos, dar-lhes definições consistentes. Aqui, como acontece a cada passo da estrutura dos meios de comunicação visual, a interpretação pessoal constitui um importante fator. Porém, mesmo com essas limitações, cada técnica e seu oposto podem ser definidos em termos de uma polaridade.

Técnicas antagônicas:

EQUILIBRIO - INSTABILIDADE
SIMETRIA- ASSIMETRIA
REGULARIDADE - IRREGULARIDADE
SIMPLICIDADE - COMPLEXIDADE
UNIDADE - FRAGMENTAÇÃO
ECONOMIA - PROFUSÃO
MINIMIZAÇÃO - EXAGERO
PREVISIBILIDADE - ESPONTANEIDADE
ATIVIDADE - ESTASE
SUTILEZA - OUSADIA
NEUTRALIDADE - ÊNFASE
TRANSPARÊNCIA - OPACIDADE
ESTABILIDADE - VARIAÇÃO
EXATIDÃO - DISTORÇÃO
PLANURA - PROFUNDIDADE
SINGULARIDADE - JUSTAPOSIÇÃO
SEQUENCIALIDADE - ACASO
AGUDEZA - DIFUSÃO
REPETIÇÃO - EPISOCIDADE


EQUILÍBRIO – INSTABILIDADE
Depois do contraste, o equilíbrio é o elemento mais importante das técnicas visuais.Sua importância fundamental baseia-se no funcionamento da percepção humana e na enorme necessidade de sua presença, tanto no design quanto na reação diante de uma manifestação visual. Num continuum polar, seu oposto é a instabilidade. O equilíbrio é uma estratégia de design em que existe um centro de suspensão a meio caminho entre dois pesos. A instabilidade é a ausência de equilíbrio e uma formulação visual extremamente inquieta e provocadora.

Nenhum comentário: