segunda-feira, 16 de julho de 2007

Conteúdo programático

Reflexões sobre o mercado para as artes gráficas no jornalismo;Artes gráficas x Programação Visual x Projetos Gráficos.

Alfabetismo visual. Os léxicos da linguagem visual. Composição visual: ponto, linha massa. Percepção visual. Equilíbrio, contraste, harmonia

Conceitos gerais de diagramação e seus recursos essencias (alinhamento, proximidade, repetição)

Ferramentas eletrônicas nas artes gráficas (softwares).

Produção gráfica: dominando o processo do planejamento visual ao orçamento. Tipos de papel, fotolitos, chapas, impressão CTP, off-set, rotativas, máquinas planas.Planilhas de orçamento. Regras gerais para fechamentos de arquivos e impressão remota

A cor na comunicação. Aspectos subjetivos da percepção visual. Cores primárias, secundárias e complementares. Cores quentes e frias. Contrastes.

Tipologia. A importância da fonte no planejamento visual. Fontes, famílias, conflitos estéticos. Exercício usando CorelDraw.

Projeto editorial e planejamento visual. Projeto gráfico e diagramação. A produção de projetos para públicos segmentados. Publicações especializadas.

A arte na diagramação. Ilustrações, infografia, imagens produzidas. Exercício de produção de infografia .
Análise de projetos gráficos de jornais e revistas (seminário de alunos)

Nenhum comentário: